Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

domingo, 24 de maio de 2009

Canto de Atividades Diversificadas

Conscientes da importancia da organização do espaço como contribuinte à prática pedagógica, temos nos preocupados em otimizar nosso espaço começando por algumas salas de aula, biblioteca, etc.
Buscando referências para apoio e direção deste trabalho, encontramos o livro "Sabores, Cores, sons e Aromas" de Mª da Graça Souza, Pedagoga e Drª em Educação, que nos Orientou nestas novas mudanças.

No inicio deste ano, as profªs Michele e Elaine, que dividem a sala nos períodos da manhã e tarde, com suas respectivas turma de Infantil IV e III, optaram por organizar a sala por

"Canto de Atividades diversificadas".

A proposta de cantos de atividades diversificadas é uma das modalidades de
organização do tempo didático. Há outras atividades que são permanentes como as
situações de leitura pelo professor, parque, refeições, entre outras. Há também projetos e seqüências que perseguem objetivos mais específicos de aprendizagem.
Os cantos de atividades diversificadas apresentam um momento da rotina, em que as
crianças podem escolher o que vão fazer a partir de um leque de opções oferecidas e
organizadas pelo professor em vários cantos da sala. Elas podem escolher, por exemplo,entre desenhar, ler um livro, jogar um jogo, ou brincar de casinha, carrinho, médico, supermercado,etc no canto do faz-de-conta.
Fotos da sala depois das mudanças:

Canto da Leitura



Canto do Faz-de-Conta

Canto da Arte


Canto dos Jogos



Canto da Beleza (espelho)

O que as crianças podem aprender

Com essa modalidade de organização garantimos que as crianças possam vivenciar
diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal. É importante que
esse tipo de organização favoreça o acesso aos mais variados bens culturais como os
proporcionados pela produção literária e comunicação e pela produção artística.


Essa proposta tem função decisiva na formação pessoal e social e na construção da autonomia da criança, uma vez que prescinde de um controle direto do professor. Por outro lado, permite que ele observe mais atentamente os problemas enfrentados pelas crianças, suas dificuldades, aprendizagens, gostos e interesses, o que muito o auxiliará em seu replanejamento.

Um comentário:

  1. Amo de verdade trabalhar nesta escola e me orgulho muito das diversas formas com que nossas crianças são tratadas...Pro Lia!

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