Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quinta-feira, 4 de junho de 2009

DESENHO E CANÇÃO: arte em estado puro..

A turminha do infantil IV-C esta afiadíssima no desenho.

Essa galerinha adora fazer suas representações, não importa se é na folha, no chão, na parede... com lápis, canetinha, giz ou pedacinho de terra, o negócio deles é desenhar!
Observando, e é claro, propiciando a instalação dessa situação, resolvi atrelar duas expressões artísticas a um terceiro item que é a imaginação fértil dessas crianças na idade da fantasia.
Busquei uma canção que somasse um belo, rico e bem construído poema, uma melodia cheia de surpresas de arranjo e harmonia e uma relação de identidade pessoal.
A canção escolhida foi CIRANDA DA BAILARINA de Chico Buarque, com uma bela interpretação de Adriana Calcanhoto.
Meus fofinhos... ops!... Desculpe... Meus aluninhos (Olha, eles são uns cuti-cuti mesmo) ouviram várias vezes essa canção, até o ponto de cantarolarem junto com a intérprete enquanto brincavam.
A música os envolveu!
Montei, então, a trama para que transformassem essa canção em desenho e veja o resultado.
As representações têm movimento, tem luz, cor, sentimento... são pura arte ou arte pura.
Howard Gardner em seu livro ARTE, MENTE E CÉREBRO, (1982, p.117) faz uma bela explicação, sobre essas expressões artísticas da criança, quando escreve:
“Sente-se que a criança esta falando diretamente através dos desenhos, cada linha, contorno e forma transmitem tanto sentimentos interiores quanto temas explícitos nos esforços da criança pequena para entender o mundo.”
Ele ressalta também que:
“... um momento em que, mais do que qualquer outro, a criança efetua traduções fáceis entre sistemas sensoriais; em que cores podem prontamente evocar sons e sons podem prontamente evocar cores; em que movimentos de mão sugerem linhas de poesia, ou linhas de verso estimulam uma dança ou uma canção.”
E assim essa atividade se deu: a canção virou desenho e o desenho a dança da bailarina, num momento em que a criança tornou-se ela própria letra e música dessa canção.
Um abraço, professora Débora







3 comentários:

  1. adorei todos lindos
    ass:pittylay

    ResponderExcluir
  2. vixi gostei dos desenho , desenha melhor q minha mae.kkk brincadeira maravilhosos ..continuem assim q deus aluminem seus deas

    ResponderExcluir
  3. Continuem nos visitando que teremos muito mais...Bem vindos!

    ResponderExcluir