Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Projeto brasilidade - Cecília Meireles


O projeto BRASILIDADE, está envolvendo todas as turmas, mas cada professor elaborou dentro do tema, um específico de acordo à realidade e necessidades do seu grupo.

A profª Elaine com sua Turminha de Infantil III, depois de fazer a releitura de alguns artistas plásticos brasileiros e suas obras, decidiu que neste semestre escolheria a releitura de poesias e seus autores para o seu trabalho, com objetivo geral de desenvolver e ampliar os apectos da linguagem.
Depois de algumas pesquisas e sondagens, estava escolhido o autor:
CECÍLIA MEIRELES

Cecília Meireles além de ser escritora e poeta foi considerada uma folclorista Brasileira, chegou a representar o Brasil internacionalmente, por ser uma conhecedora profunda do assunto.
Pelo gosto que tinha pela sua profissão como professora e pela Cultura do povo do seu país, Cecília aprofundou-se em seus estudos nas áreas de línguas, literatura, musica e folclore.
Começou a escrever poesias aos oito anos de idade, mas ainda muito pequena, apreciava as histórias e canções que sua avó lhe ensinava, valores cultural que marcou muito sua infância e que percorreu por sua história, transferido para muitas de suas obras.


"Viagem Ao Mundo Encantado de Cecília Meireles"

É dentro desta infância replata de imaginações, curiosidades e muita sensibilidade que o projeto está sendo focado, com uma releitura da biografia e algumas das obras da autora contextualizadas com a realidade e faixa-etária das crianças, de maneira tal que se encontram absorvidas pelas histórias, músicas e preferências, muitas vezes se identificando com a menina Cecília.



O projeto iniciou com uma visita muito especial: A Cecília!

Cecília era uma menininha de cabelinhos encaracolados e olhos esverdeados que morava com sua avó Jacinta e com a babá Pedrina, desde que perdera seus pais, ainda muito pequena.


Passaram a vir quase todas as tarde na sala para contar histórias sobre suas vidas e falarem sobre as coisas que Cecília gostava. Cantamos música, brincamos de brincadeiras de sua época e lemos suas poesias.



Vovó Jacinta...

Vovó Jacinta, Pedrina e Cecília.


A babá Pedrina e o papagaio Paco, que Cecília ganhou de presente da vovó...

Descobriram ainda mais coisas sobre esta menininha tão especial:

Nasceu numa cidade chamada Rio de Janeiro, e na casa da sua avó tinha um grande quintal, onde ela gostava de ficar olhando os passarinhos cantar, os casulos das lagartas se transformando em borboletas e nas sombras das árvores ela se deitava para ver os livros que sua mamãe lhe deixara.

Cecília, desde muito pequena, adora livros e Pedrina lhe conta muitas histórias, Vovó Jacinta é muito boa na cozinha e faz um delicioso bolo com calda de Laranja... É o preferido de Cecília.


Um dia, a Cecilia nos trouxe a receita e nós fizemos o bolo na aula de culinária...

Bolo com Calda de Laranja





Cecília Tambem gostava de ...


ler ,
escrever ,
cantar,
tocar violão ,
tocar violino,
desenhar,
pintar,
viajar ,
ser professora,
fazer bolo com calda de laranja,
dormir cedo e acordar cedo,
caminhar ...



Fizemos a releitura de algumas de suas Poesias...


-Bolha
-A Bola
-Leilão e jardim
-O cavalinho branco
-Tanta tinta
-A avó do menino
-A flor amarela
-O vestido de laura
- O menino Azul

Você sabia que a nossa querida Cecília Meireles gostava

de acordar cedo para fazer o café ?

Ela sempre fazia waffle e comia com mel !

Nós tambem fizemos!





Um comentário:

  1. ADORAMOS SEU PROJETO E ESTAMOS FAZENDO UM NA NOSSA ESCOLA.NOSSA TURMINHA E DO MATERNAL II.TA LINDO!BJOS TIAS RITA E VERONICA.APERIBÉ RJ.

    ResponderExcluir