Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

terça-feira, 26 de maio de 2009

APRENDER BRINCANDO NO BERÇÁRIO

Higiene bucal dos bebês

Quando deve começar a limpeza dos dentes de leite?
Antes da erupção dos primeiros dentes a boca e a gengiva, deverão ser limpas com a ponta de uma fralda com água filtrada, tornando mais limpa, assim como acostumar a criança à manipulação de sua boca. Quando erupcionar os dentes deve fazer a limpeza sempre que possível, principalmente à noite logo após a última mamada: molhe uma gaze com água oxigenada de 10 volumes, bem diluída com água fervida esfregando os dentes, inclusive a língua.
Após o nascimento de todos os dentes, não esquecendo da língua, iniciar a higienização com escova dental.

Como a escola pode deixar os dentinhos do bebê sempre branquinhos e saudáveis?

Na boca do bebê existem diversos tipos de bactérias que provocam a cárie. A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial que destrói os dentes. A principal causa da doença é a falta da limpeza. Por isso, devemos iniciar a limpeza da boquinha do bebê logo nos primeiros meses de vida, mesmo antes dos dentinhos nascerem.
Como limpar?

Devemos enrolar no dedo indicador uma gaze ou fralda e umedecer em água filtrada, em seguida passamos delicadamente em toda gengiva, língua e bochechas. Com o passar dos dias, seu bebê irá se acostumar com o ato da limpeza, e esta se tornará uma atividade agradável para ele. Através desse simples cuidado, e de visitas periódicas ao odontopediatra, o bebê estará livre da cárie e será uma criança privilegiada e diferenciada.
Após a erupção dos dentes: escova + creme dental+ fio dental
Tão logo apareça o primeiro dente, você deve realizar a higienização após as refeições e antes da criança se deitar; procure utilizar uma escova com cabeça pequena, cerdas macias e troque-a quando as cerdas começarem a virar para os lados.
O emprego do creme dental nessa fase(0 à 3 anos) deve ser feito com muita moderação apenas 1 vez/dia. Cuide para que o bebê não o engula, já que o flúor, componente presente nos cremes dentais, é benéfico na prevenção de cárie, porém quando ingerido em excesso pode provocar o surgimento de manchas nos dentes permanentes que estão em formação.
2 à 8 dentes: gota de pasta= tamanho do grão de alpiste.
10 à 16 e 20 dentes: gota de pasta= tamanho do grão de ervilha






.

domingo, 24 de maio de 2009

Canto de Atividades Diversificadas

Conscientes da importancia da organização do espaço como contribuinte à prática pedagógica, temos nos preocupados em otimizar nosso espaço começando por algumas salas de aula, biblioteca, etc.
Buscando referências para apoio e direção deste trabalho, encontramos o livro "Sabores, Cores, sons e Aromas" de Mª da Graça Souza, Pedagoga e Drª em Educação, que nos Orientou nestas novas mudanças.

No inicio deste ano, as profªs Michele e Elaine, que dividem a sala nos períodos da manhã e tarde, com suas respectivas turma de Infantil IV e III, optaram por organizar a sala por

"Canto de Atividades diversificadas".

A proposta de cantos de atividades diversificadas é uma das modalidades de
organização do tempo didático. Há outras atividades que são permanentes como as
situações de leitura pelo professor, parque, refeições, entre outras. Há também projetos e seqüências que perseguem objetivos mais específicos de aprendizagem.
Os cantos de atividades diversificadas apresentam um momento da rotina, em que as
crianças podem escolher o que vão fazer a partir de um leque de opções oferecidas e
organizadas pelo professor em vários cantos da sala. Elas podem escolher, por exemplo,entre desenhar, ler um livro, jogar um jogo, ou brincar de casinha, carrinho, médico, supermercado,etc no canto do faz-de-conta.
Fotos da sala depois das mudanças:

Canto da Leitura



Canto do Faz-de-Conta

Canto da Arte


Canto dos Jogos



Canto da Beleza (espelho)

O que as crianças podem aprender

Com essa modalidade de organização garantimos que as crianças possam vivenciar
diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal. É importante que
esse tipo de organização favoreça o acesso aos mais variados bens culturais como os
proporcionados pela produção literária e comunicação e pela produção artística.


Essa proposta tem função decisiva na formação pessoal e social e na construção da autonomia da criança, uma vez que prescinde de um controle direto do professor. Por outro lado, permite que ele observe mais atentamente os problemas enfrentados pelas crianças, suas dificuldades, aprendizagens, gostos e interesses, o que muito o auxiliará em seu replanejamento.

A organização do espaço como auxílio na aprendizagem


Ao pensarmos no professor como mediador das relações entre as crianças e o saber, entre as crianças e o mundo que a cerca, cai a ele o compromisso de repensar como tem organizado o espaço da sala de aula e da escola e como ele intervém e organiza o ambiente para que as relações de aprendizagem possam ser otimizadas.

O modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.

Portanto, não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja com esse espaço para vivê-lo intencionalmente. Isso quer dizer que essas vivências, na realidade, estruturam-se em uma rede de relações e expressam-se em papéis que as crianças desempenham em um contexto no qual os móveis, os materiais, os rituais de rotina, a professora e a vida das crianças fora da escola interferem nessas vivências (Rossetti-Ferreira, 1999).
A harmonia das cores, as luzes, o equilíbrio entre móveis e objetos, a própria decoração da sala de aula, tudo isso influenciará na sensibilidade estética das crianças, ao mesmo tempo em que permitirá que elas se apropriem dos objetos da cultura na qual estão inseridas.

A discussão sobre a importância do espaço no desenvolvimento infantil tem, nas diversas correntes da psicologia, um suporte fundamental. Wallon(1989) e Vygotsky (1984)que defendem a perspectiva sócio-histórica de desenvolvimento, relacionam afetividade, linguagem e cognição com as práticas sociais. Desse modo, na visão de ambos, o meio social é fator preponderante no desenvolvimento dos indivíduos.

Logo, o espaço não é algo dado, natural, mas sim construído.

Considerando que cada estágio do desenvolvimento representa um sistema de comportamentos, é na relação com o ambiente que o indivíduo assume determinadas ações, considerando os recursos e as competências que já desenvolveu.

Podemos afirmar que o referencial teórico de Wallon suscita reflexões pedagógicas significativas. Dada a importância que atribui, por exemplo, à tonicidade muscular e postural, podemos depreender que a organização espacial deverá traduzir-se em um espaço amplo onde as crianças poderão movimentar-se com liberdade. Muitas vezes, na educação infantil, vemos as salas de aula sendo organizadas com mesas e cadeiras ocupando o espaço central, o que impõe às crianças uma “ditadura postural”, a qual certamente acarretará problemas de comportamento em algumas delas, pois não se sujeitarão a ficar sentadas por longos períodos de tempo. É importante termos consciência de que as crianças, passando por diferentes estágios de desenvolvimento, terão, por conseguinte, necessidades diversas também em relação ao meio no qual estão inseridas. Quando muito pequena, a criança age diretamente sobre o meio humano, utilizando-se das pessoas para se inserir em seu contexto social. Na medida em que conquista autonomia motora, em que adquire padrões de linguagem mais avançados, conquista recursos cada vez mais refinados para interagir com a cultura e com o mundo que a rodeia. Portanto, enquanto para os pequenos da creche e
do maternal as áreas onde podem correr, saltar, rolar são fundamentais, para os maiores que já freqüentam os níveis IV e V, esse espaço talvez seja reduzido, dando lugar a outras atividades, como pintar, desenhar, brincar de faz-de-conta e de fazer barraca.

Assim, planejar a vivência no espaço implica prever que atividades são fundamentais para a faixa etária a que se destina, adequando a colocação dos móveis e dos objetos que contribuirão para o pleno desenvolvimento das crianças.


Referencia: Sabores, cores, sonse aromas - A Organização dos espaços na educação Infantil. Mª da Graça Souza Horn.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

COR E ALEGRIA NAS PINCELADAS DE ROMERO BRITO

Este é o título do projeto que se iniciou na sala do INFANTIL V - A , com o objetivo de fazer as crianças a ampliar gosto pela arte; a aprender a apreciar obras de arte e a adquirir conhecimento sobre artistas; a conhecer e fixar as cores e formas geométricas; a expressar emoções e sentimentos;... explorando diferentes materiais, utilizando o desenho, técnicas de pintura, modelagem e dobradura.


“Para mim, a Arte reflete a celebração das coisas simples e gostosas da vida"
(Romero Brito)

De acordo com a biografia de Romero Brito, aos oito anos de idade, ele começou a pintar em sucata, papelão e jornal, e esta foi a primeira releitura realizada pelos alunos.




quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ônibus Da Leitura

Recebemos novamente a visita do Ônibus da Leitura, onde as Contadoras de História Fabiana e Rita nos envolveram com seus Contos e Cantos...

Fizemos cirandas, cantamos, ouvimos e lemos histórias.

Infantil III A -Profª Ilda
















Ciranda da Lagarta - Infantil III A e B
































Espaço interno do "Ônibus "

















....Momento leitura...





















...olhinhos atentos para não perder a história...














TRABALHANDO COM POEMAS!!

A turma do infantil V “B”, está trabalhando com poemas, assim surgiu o projeto “Poeminhas e Músicas” que tem como objetivo a valorização da leitura, a pesquisa e os diversos tipos de gêneros.
Vendo um pouco a bibliografia da autora Nana Toledo, as crianças descobriram que ela é pedagoga, escritora e cantora e que aos 7 anos já sabia tocar piano e depois aprendeu violão. Desta forma, nossa turma está conhecendo melhor 2 ritmos muito interessantes: jazz e tango, que fazem parte do primeiro poeminha que foi estudado:

“Hora do tango”.

Vale a pena conhecer!!!!!!!


"Conheci um orangotango
que não gosta de banana
prefere comer morango
todos os dias da semana.


O exigente orangotango
Não pula de galho em galho
Ele ouve jazz e tango
Enquanto joga baralho.”

-Nana Toledo-

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Certezas que norteiam nossa prática e que nos ajudam a decidir

O que ensinar, Como ensinar e Porque ensinar.

1. Visar sempre a expressão criadora;
2. Estar sempre com as aulas planejadas;
3. Estar sempre preparada para mudar meu planejamento;
4. Potencializar a performance dos meus alunos;
5. Lembrar sempre que arte sem contexto histórico é arte sem memória;
6. Não existe expressão sem conteúdo!
7. Imaginação!
8. Emoção!
9. Comprometer-me com a sociedade em que vivo e com minha ação educativa;
10. Olhar para o fundo dos meus alunos, das suas relações, dos seus modos de vida;
11. Promover uma educação significativa através de conceitos significativos;
12. Facilitar processos de singularização;
13. Construir, des-construir e re-construir;
14. Integrar currículo e cultura;
15. Pesquisar sempre e tudo;
16. Comprometer-me com a libertação da dominação;
17. Celebrar o pluralismo e a diversidade;
18. Promover desenvolvimento cognitivo;
19. Jogar no mesmo time dos meus alunos e não no oposto e, finalmente
20. Ser feliz!


Estas verdades variam, pois também são variáveis as nossas certezas. O importante é ser fiel enquanto temos certeza delas, pois só assim faremos uma prática pedagógica que inspire confiança em nossos alunos e só assim eles embarcarão no fantástico mundo da expressão criadora, da construção do conhecimento e da apropriação das Multiplas Linguagens.

Professora Ilana Assbú Linhales Rangel, graduada em Educação Artística e mestra em Educação pela Puc-RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Música.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Htpc

Este texto foi a proposta do Momento Cultural do nosso htpc de hoje - 05/05 - trazido pela professora Marcia.


Pedido de demissão da vida adulta


Venho por meio desta, apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos.

Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idéias de uma criança.

Quero acreditar que o mundo é justo, e que todas as pessoas são honestas e boas.

Quero acreditar que tudo é possível.

Quero que as complexidades da vida passem despercebidas por mim, e quero ficar encantada com as pequenas maravilhas deste mundo.

Quero de volta uma vida simples e sem complicações.

Estou cansada de dias cheios de papéis inúteis, computador, notícias deprimentes, contas, fofocas, doenças, e a necessidade de atribuir um valor monetário a tudo que existe.

Não quero mais ter que inventar jeitos para ganhar dinheiro para pagar por coisas que verdadeiramente não necessito.

Não quero mais dizer adeus a pessoas queridas e, com elas, a uma parte da minha vida. Elas ficam, a partir de agora, eternamente vivas no meu mundo da imaginação.

Quero ter a certeza de que Ele está mesmo no céu, e que durante o sono nos encontramos e conversamos um monte.

Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel que vou navegar numa poça deixada pela chuva. A mesma chuva que me molhou inteira porque continuei brincando na rua.

Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam.

Quero andar me equilibrando nos paralelepípedos como se fosse a grande equilibrista do circo.

Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade, porque posso comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.

Quero poder passar as tardes de verão à sombra de uma árvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos.

Quero voltar a achar que chicletes e picolés são as melhores coisas da vida.

Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um jogo de cartas, dominó ou fazer túneis na areia da praia ...

Eu quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, dos números de 1 a 10, das cantigas de roda, recitar a "Batatinha quando nasce" e isso não me incomodava nadinha, porque eu não tinha a menor idéia de quantas coisas eu ainda não sabia...

Voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar e aborrecer.

Eu quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar e na areia. E o que é mais: quero estar convencida de que tudo isso vale muito mais do que o dinheiro!

Por isso, tomem aqui as chaves do carro, a lista do supermercado, as receitas do médico, o talão de cheques, os cartões de crédito, o contracheque, os crachás de identificação, o pacotão de contas a pagar, a declaração de renda, a declaração de bens, as senhas do meu computador e das contas no banco, e resolvam as coisas do jeito que quiserem. A partir de hoje, isso é com vocês, porque eu estou me demitindo da vida de adulto.

Agora, se você quiser discutir a questão, vai ter de me pegar, porque...

PIQUE! O PEGADOR ESTÁ COM VOCÊ! e, para sair do pegador, só tem um jeito: demita-se você também dessa sua vida chata de adulto, e venha brincar comigo. Vamos andar na chuva sem medo do resfriado.

NÃO TENDO MEDO DE SER FELIZ!


-Conceição Trucom-

Muito Interessante!!

Achamos este vídeo no site da Nova escola, que mostra como é o inicio da rotina escolar da creche da USP. Uma ótima sugestão!!


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nós estivemos lá!!

No dia 29 de Abril aconteceu em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, o VII Congresso Internacional de Educação. E a Profª Elaine esteve no evento representando nossa escola.


O congresso reuniu 8 mil professores Do ensino básico da rede pública, para discutir o tema: “Educação no Contexto de Múltiplas Linguagens”.

A principal proposta do Congresso foi refletir sobre o uso de diferentes linguagens no processo ensino-aprendizagem e a importância da avaliação para medir esse processo.

A temática desta edição permitiu a presença de um time multidisciplinar de palestrantes.

O Congresso foi oficialmente aberto pelo atual Secretário de Educação do estado de São Paulo Dr. Paulo Renato de Souza que apresentou e justificou as novas metas para a educação: - Antes o nosso desafio era garantir a escola para todos, hoje este desafio mudou, é preciso melhorar a qualidade do ensino, é preciso o professor estar preparado pra desenvolver no seu aluno a capacidade de aprender (...) Estar preparado para conhecer e utilizar os mais diversos instrumentos de avaliação que vão medir o sucesso ou fracasso da aprendizagem desse aluno (...) este desafio não terá êxito se permanecer nos gabinetes ou secretarias, mas sim sendo enfrentado por cada um de vocês - Dr. Paulo Renato.

O evento contou contou ainda com a presença de renomados educadores e especialistas, nacionais e estrangeiros, como Carlos Lomas García - Doutor e Professor em Educação, Assessor para formação de professores de Gijón (Espanha), falando sobre "As Diversas Competências Comunicativas" . Claudemir Belintane - Professor doutor da Universidade de São Paulo com experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando nos seguintes temas: "oralidade, leitura, letramento e alfabetização". Eva Furnari - Escritora desde 1980, tendo publicado mais de 50 livros infantis. Além de autora é também ilustradora, falando da "Importância do olhar do professor ao desenho da criança e imagens que são apresentadas à ela". Antônio Carlos Amorim - Biólogo, mestre e doutor em educação pela Unicamp, que expôs sobre "As aulas de ciências nas superfícies das linguagens imagéticas", o roteirista Walcyr Carrasco, que conduziu o encontro discutindo a importância da "produção e leitura de peças de teatro em sala de aula" deste a educação Infantil, Rosana Hermann Publicitária, apresentadora de televisão e blogueira, que participou do evento para falar do "Uso dos blogs e novas tecnologias para comunicação e como ferramenta pedagógica" e Generosa Monteiro Ferraz - Técnica em Educação Especial do CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. "LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais: A Língua que se vê".