Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

domingo, 21 de março de 2010

Música para crianças é coisa séria!!!

No nosso trabalho pedagógico, entendemos a música como um processo contínuo de construção que envolve: perceber, sentir, experimentar, imitar, criar, refletir e principalmente BRINCAR.

Image and video hosting by TinyPic

Infantil II

Levando em consideração os blocos de conteúdos do RCN (Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil) do eixo música para crianças de 0 à 3 anos, a professora Michelle, do infantil “II” criou uma sequência de atividades envolvendo o “FAZER MUSICAL” e a “APRECIAÇÃO MUSICAL”. As prioridades desta sequência giraram em torno principalmente das seguintes orientações didáticas:

Fazer musical

  • Atividades lúdicas que desenvolvam a percepção e atenção dos bebês e crianças pequenas;
  • Brincadeiras com sons diversos;
  • Brincar, dançar e cantar;
  • Oferecimento de instrumentos musicais e objetos sonoros.

Apreciação musical

  • Escuta musical intencional;
  • Organização de repertório.

CONFIRA A SEQUÊNCIA:

Objetivo : brincar com amúsica, imitar, inventar e reproduzir sons.

Tempo estimado
30 minutos.

Materiais necessários
Instrumentos musicais.

Organização da sala
Em roda.

Desenvolvimento:

As crianças são convidadas a formarem uma roda;

São distribuídos entre elas os instrumentos da bandinha rítmica;

PICT0092 PICT0081PICT0083

  1. A professA professora começa a cantar intencionalmente algumas cantigas que convidam à marcação do tempo forte da música e dos momentos de silêncio;

PICT0091

PICT0080

De tempos em tempos os instrumentos são trocados entre as crianças para que todos explorem pelo menos um pouquinho de cada;

PICT0095

PICT0094

Fora da roda as crianças são motivadas a se movimentarem conforme o andamento e a intensidade das melodias ora criadas aleatoriamente, ora cantadas pela professora. O exercício de percepção faz com que a turma fique ligada no ritmo e na dinâmica daquilo que estão ouvindo.

PICT0099 PICT0101

PICT0102

IMPORTANTE: Cuidado em focar apenas as atividades em bandinhas rítmicas ou na confecção de instrumentos de sucata. Esse material geralmente depois de muito usado fica com uma qualidade sonora deficiente e reforça a imitação, deixando pouco espaço para as atividades de criação e percepção. O segredo é repertoriar!!!

Avaliação

Não espere uma coordenação rítmica exata nas atividades. Esse ainda não é o objetivo nessa faixa etária. O mais importante é proporcionar a experiência de fazer e apreciar a música e compartilhá-la com os amigos em momentos de alegria e sensibilidade.

GALERIA:

PICT0077 PICT0079

PICT0088

PICT0106 PICT0089

ATÉ A PRÓXIMA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário