Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reunião de pais e responsáveis.

No último dia 25, fizemos nossa segunda reunião de pais deste ano. Desta vez optamos por fazer a reunião à noite, pensando nos pais que trabalham durante o dia e não podem participar deste encontro no horário normal de aula. Ficamos muito satisfeitas pois a reunião teve público recorde.

É preciso cuidar com afinco da educação do seu filho. Ser um frequentador assíduo das reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?

“O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”, define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber. Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande.
Enumeramos aqui 8 razões que consideramos motivadoras para todo pai participar das reuniões da nossa escola:

1) Conhecer a escola a fundo
2) Acompanhar o aprendizado
3) Esclarecer dúvidas de interesse geral
4) Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
5) Firmar parceria com a escola
6) Entender as crises da idade
7) Conhecer para poder ajudar
8) Mais confiança para todos

Todas as professoras se organizaram de modo a transformar este momento de encontro com os pais no mais prazeroso e descontraído possível. Oferecemos à todos um delicioso chá de outono pra tornar nossa conversa ainda mais aconchegante, pois, uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos. No início, todos os pais foram reunidos no pátio para que pudessemos prestar contas do nosso bazar. Explicamos que com a arrecadação deste evento iremos pintar o pátio da escola e colocar areia no parque para evitar o atrito das crianças com o chão bruto. Neste momento abrimos também aos pais a possibilidade de fazerem doações à escola, o que já surtiu efeito, como vocês poderão ver no final desta postagem…

Já dentro das salas, os pais puderam conversar com as professoras os mais variados assuntos que quando não muito claros podem afetar o trabalho pedagógico de maneira geral:

  • higiene;
  • material escolar;
  • uso do uniforme;
  • parcerias escola-família;
  • limites;
  • regras;
  • autonomia;
  • desenvolvimento infantil;
  • políticas públicas;
  • contribuição escolar;
  • proposta pedagógica;
  • projeto “A IVONNE É 10”;
  • assiduidade e pontualidade;
  • ecoponto (coleta de óleo e pilhas usadas);
  • interesse e responsabilidade dos pais.

Todas as professoras organizaram a pauta da reunião para além deste momento onde são discutidas estas questões mais burocráticas… diversos textos foram lidos:

"Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender…” Eduardo Sá

Professoras Elaine e Rosângela

“Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhe fortunas ou fazer-lhes montanhas de criticas. Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força…” A. Cury

Professoras Márcia e Viviane

“Quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão…”Dr. C. Hecktheuer

Professora Débora

…E algumas dinâmicas foram desenvolvidas:

Dinâmica do aquário.

Esta dinâmica feita pelas professoras Márcia e Viviane foi pensada para desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, relacionando tal vivência com o ideal de cidadão consciente de seus deveres e direitos além de comparar diferenças, igualdades e refletir sobre questões morais e éticas. Confira:

PICT0101

As professoras fizeram o desenho de um aquário e o fixaram num painel.

Entregaram aos pais um pedaço de papel e pediram que desenhassem um peixinho, como desejassem… (colocaram à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois pediram que recortassem.

PICT0108 PICT0116

PICT0114

Pediram que, assim que terminassem, fossem ao painel e fixassem seu peixinho no aquário.

PICT0099

Após todos fixados, pediram para que eles observassem o que realizaram e manifestassem o que entenderam sobre a atividade. Todos ficaram à vontade para falar. A conversa acabou sendo conduzida para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais: Todos os peixinhos estão iguais? Por que são diferentes? Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes? Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?

…Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc…

Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar? O que o aquário representa? Quem são os peixinhos? Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?

Esta dinâmica teve boa aceitação por parte dos pais e facilitou muito as conversas posteriores.

Ao final, podemos dizer que esta reunião foi realmente um sucesso, sentimos é claro, muita falta dos pais que mesmo com o horário diferenciado não puderam comparecer, mas queremos agradecer imensamente os presentes que compreenderam que a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais.

Galeria:

PICT0094

PICT0098PICT0118 Vivenciando atividades…

Primeiros Resultados:

Percebemos, poucos dias depois da reunião, o quanto aqueles que estiveram presentes e que estão interessados em manter um diálogo constante com os profissionais que cuidam da educação das futuras gerações, podem fazer a diferença... A família da aluna Rafaella Nicioli, da professora Débora, reafirmando a relação de confiança e cooperação com a escola doou para nosso parque um caminhão de areia!! Sabemos que esta relação de parceria fará com que a educação continue sendo a solução pra muitos dos nossos problemas!!

A Escola Ivonne agradece imensamente!!!

SAM_0144

SAM_0145

Até a próxima!!!!!

Um comentário:

  1. Ao mudarmos a reunião de pais para horários mais acessiveis aos pais, mostramos respeito a eles e que realmente nos interessamos pelo sucesso da parceria escola-família. Aonde trabalho também fazemos a noite a 2 anos e realmente aumenta o numero de familias a cada reunião. Gostei muito da dinâmica do aquário, vou socializar com algumas colegas de trabalho, mais uma vez Parabéns!!!

    ResponderExcluir