Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

domingo, 4 de julho de 2010

EU USO E NÂO ABUSO: BIODIVERSIDADE

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Turminha infantil II - Prô Michele e Turminha Infantil III - Prô Lurdes
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Primeira parte
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do projeto realizado pelo infantil II e III, cujo tema central é a
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BIODIVERSIDADE
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Um dos programas do nosso projeto foi dar continuidade aos cuidados e cultivo da horta da nossa escola.
Esse é um tema que gera muita curiosidade nas crianças. Elas geralmente formulam muitas hipóteses sobre os seres humanos, animais e plantas.
Para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos acerca desse tema , é preciso planejar situações em que tenham oportunidade de conviver e observar animais, cultivar plantas e se responsabilizar por eles.


Conteúdos
• Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo;

• Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente ;

• Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.

Seqüência didática


Objetivos :
*Criar uma horta e cuidar dela;
*Observar o desenvolvimento de um ser vivo;
*Valorizar o meio ambiente.


Turma
Infantil II e III

Tempo estimado
Cultivo permanente

Material necessário
Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

Desenvolvimento
Antes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

1ª ETAPA
Pergunte quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

2ª ETAPA
Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas – delas podem surgir boas idéias para receitas. Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.

3ª ETAPA
Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografe para que todos comparem essa etapa com as outras.

4ª ETAPA
A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.

5ª ETAPA
Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.

6ª ETAPA
Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.

Produto final
Horta, colheita dos produtos

Avaliação
Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo.

Confira as imagens:

Preparando a terra




Apresentação e estudo das sementes






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Ao mexer com a terra tivemos contato com espécies que nela vivem e que são muito importante para todo o processo , como a minhoca que levamos para a sala e tambem virou objeto de estudo.
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Tudo era registrado
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Replantio

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Regar é um processo muito importante, que deve ser feito diariamente.
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