Escola Municipal de Educação Infantil "PROFª IVONNE DOS SANTOS DIAS" Bragança Paulista - SP

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TV CULTURA!!

No último mês, recebemos uma visita ilustre…

A equipe da UNIVESP-UNESP TV/TV CULTURA veio conhecer nossa escola pra saber um pouco mais sobre a identidade do professor de educação infantil. Isso tudo graças ao nosso blog que continua divulgando o trabalho da escola pelos 4 cantos do mundo!!!

A equipe acompanhou um pouco da rotina nas salas de aula e na parte externa da escola. Depois fez um entrevista em forma de reunião com parte da equipe.

Acompanhe as imagens:

volta recesso 156

PICT0274

PICT0271PICT0268

PICT0266

volta recesso 163

Pena que nem toda equipe estava presente….

…é a turma da escola Ivonne na televisão!!!

RELATO DE EXPERIÊNCIA

JOGO DA ESTRADINHA.

“Apesar do jogo ser indicado para crianças a partir de 3 anos, fizemos na nossa escola com crianças que estão completando 3 anos agora no segundo semestre, no caso, com a turma de infantil II. Nossa escola foi pintada recentemente e com a sobra de tinta resolvemos pintar o jogo da estradinha no chão do pátio interno para as crianças jogarem como se fossem os peões. Com esta turma estamos jogando com um dado que não tem algarismos, só bolinhas e as crianças do infantil II estão contando direitinho. As regras foram socializadas com as crianças, não foram construídas coletivamente por conta da idade e de estarem agora se acostumando com a heteronomia. Neste dia em especial que está registrado nas fotos  as crianças precisaram ser auxiliadas porque era uma das primeiras vezes que eles estavam jogando e ainda não estavam se deslocando na ordem correta. Um aluno fez questão de ajudar sempre na contagem. O jogo foi repetido 4 vezes até que todos jogassem. As crianças não demonstraram grande entusiasmo ao vencer, queriam sentar na estradinha  e na casinha pra brincar. Não foi proposto nenhum tipo de registro para a turma. O registro foi feito por mim, através de fotos e de relatório.”

 PROFª MICHELLE

102_3745

102_3746

102_3748

102_3753

102_3756 102_3754 

*RELATO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM O INFANTIL II, NÃO SIGNIFICA QUE COM AS OUTRAS TURMAS O DESENVOLVIMENTO TENHA SIDO IGUAL.

*PARA ESTE JOGO, O DADO IDEAL É O QUE TEM APENAS CORES, ONDE AS CRIANÇAS EVOLUEM NA TRILHA CONFORME A COR TIRADA NO DADO.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL!

DIA 10 DE SETEMBRO, TIVEMOS UM DIA MUITO DIFERENTE NA NOSSA ESCOLA… FIZEMOS UMA INTEGRAÇÃO COM OS ALUNOS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PROF. DINORÁH RAMOS!!

Para diminuir a insegurança, organizamos, para os meses finais do ano letivo, conjuntos de atividades que apresentam as especificidades da fase seguinte e da fase que ficará na memória. A primeira providência foi encontrar uma instituição de Ensino Fundamental disponível para receber os pequenos e disposta a nos visitar.

Esse tipo de ação é sempre muito importante, principalmente porque demonstra por parte da escola o cuidado com a sequência do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, e isso implica o conhecimento e a atenção às características etárias, sociais e psicológicas das crianças.

O Ensino Fundamental de nove anos

Na adaptação para o Ensino Fundamental de nove anos, primeiramente as escolas devem considerar que as crianças de seis anos se distinguem das demais, sobretudo pela imaginação, curiosidade, movimento e desejo de aprender de forma lúdica. Por isso, o MEC adverte que não se deve transferir para esse novo público os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, para não provocar impactos negativos no processo de escolarização. Novos conteúdos e práticas adequadas à idade devem ser concebidos. O Ministério recomenda que jogos, danças, contos e brincadeiras espontâneas sejam usadas como instrumentos pedagógicos.

Nessa idade, em contato com diferentes formas de representação e sendo desafiada a delas fazer uso, a criança vai descobrindo e, progressivamente, aprendendo a usar as múltiplas linguagens: gestual, corporal, plástica, oral, escrita, musical e, sobretudo, aquela que lhe é mais peculiar e específica, a linguagem do faz-de-conta, ou seja, do brincar. Sua relação com o outro, consigo mesma e com diferentes objetos da natureza e da cultura que a circundam é mediada por essas formas de expressão e comunicação.
(Orientações para Ensino Fundamental 9 anos - MEC -p. 20)

Segundo especialistas, a ampliação do tempo de escolaridade obrigatória é um passo importante para melhorar a qualidade da educação pública brasileira. Sobretudo no sentido de promover a igualdade de condições entre as crianças das diferentes classes sociais. (Portal Promenino).

  Nosso dia foi cheio de atividades:

Começamos com um pouco de poesia:

S5030160

A transição do período imaginativo da criança para aquele de mais abstração deve ocorrer de forma tranquila…sem antecipações…

S5030170 S5030172

A alfabetização deve ser entendida como um processo que tem hora para começar, mas não para acabar.

Depois, partimos para atividades na área externa:

100_3693"Agora a gente vai parar de brincar?" , perguntam as turmas da nossa escola que estão prestes a iniciar o 1º ano. A dúvida cruel de nove entre dez crianças vem acompanhada de várias outras, que evidenciam a ansiedade que essa passagem pode causar: "Vamos fazer provas?", "Quem vai ser nossa professora?", "E lição de casa, tem todo dia?".100_3697Integração com alunos mais velhos e visitas entre escolas colaboram para uma transição suave entre séries.100_3698

Além do contato com muitas novidades e com o clima de nostalgia, a interação entre crianças de diferentes estágios ajuda a desmistificar a transição.100_3710100_3720 100_3718

PICT0264

Com uma “forcinha” de todos os envolvidos, as crianças percebem que a vida delas será diferente, mas que não precisam se assustar com isso.

Para finalizar, uma grande roda:

100_3735 100_3732

100_3728

TCHAU PESSOAL!!! FOI MUITO BOM RECEBER VOCÊS NA NOSSA ESCOLA!!!! SEMANA QUE VEM É A NOSSA VEZ DE RETRIBUIR A VISITA!!!!

100_3744

AGUARDEM!!!!!